Super-heróis na fase pré-capa/pré-máscara: inspiração para intervenções psicoeducacionais positivas

Authors

Abstract

Enredos com super-heróis das histórias em quadrinhos são geralmente focados no poder, força, coragem e resiliência, temas inspiradores para áreas das Ciências Sociais. A fase intitulada pré-capa/pré-máscara da vida dos super-heróis é tema cuja literatura científica é escassa. Entretanto, estudos recentes indicam que a maioria dos personagens fictícios viveu situações de risco antes da fase de superempoderamento e reforçam o potencial da fase pré-capa como ferramenta em intervenções psicoeducacionais positivas. O foco deste artigo foi investigar intervenções que utilizam super-heróis em suas concepções. Para tanto, foi realizado um mapeamento exploratório de ações nacionais e internacionais, sendo selecionadas para análise apenas as divulgadas em website ou fanpage. Resultados indicaram que a maioria das intervenções (70%) é da área da saúde e ocorre eventual ou esporadicamente. A totalidade usa o super-herói em fase de pós-empoderamento. Conclui-se que os recursos do estágio pré-capa/pré-máscara são subutilizados tanto por profissionais de ambientes clínicos como pedagógicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gelson Vanderlei Weschenfelder, Universidade Federal de São João del Rei

Professora

Published

2020-03-30

How to Cite

Weschenfelder, G. V., Yunes, M. A. M., & Fradkin, C. (2020). Super-heróis na fase pré-capa/pré-máscara: inspiração para intervenções psicoeducacionais positivas. Psychosocial Researches and Practices, 15(1), 1–12. Retrieved from http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3728

Issue

Section

Artigos