Super-heróis na fase pré-capa/pré-máscara: inspiração para intervenções psicoeducacionais positivas

Autores/as

Resumen

Enredos com super-heróis das histórias em quadrinhos são geralmente focados no poder, força, coragem e resiliência, temas inspiradores para áreas das Ciências Sociais. A fase intitulada pré-capa/pré-máscara da vida dos super-heróis é tema cuja literatura científica é escassa. Entretanto, estudos recentes indicam que a maioria dos personagens fictícios viveu situações de risco antes da fase de superempoderamento e reforçam o potencial da fase pré-capa como ferramenta em intervenções psicoeducacionais positivas. O foco deste artigo foi investigar intervenções que utilizam super-heróis em suas concepções. Para tanto, foi realizado um mapeamento exploratório de ações nacionais e internacionais, sendo selecionadas para análise apenas as divulgadas em website ou fanpage. Resultados indicaram que a maioria das intervenções (70%) é da área da saúde e ocorre eventual ou esporadicamente. A totalidade usa o super-herói em fase de pós-empoderamento. Conclui-se que os recursos do estágio pré-capa/pré-máscara são subutilizados tanto por profissionais de ambientes clínicos como pedagógicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gelson Vanderlei Weschenfelder, Universidade Federal de São João del Rei

Professora

Publicado

2020-03-30

Cómo citar

Weschenfelder, G. V., Yunes, M. A. M., & Fradkin, C. (2020). Super-heróis na fase pré-capa/pré-máscara: inspiração para intervenções psicoeducacionais positivas. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(1), 1–12. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3728

Número

Sección

Artigos