Medicalização na infância:
trajetórias de crianças em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
Keywords:
Medicalização, Educação, Infância, Psicologia SocialAbstract
Nas últimas décadas, tem-se observado um aumento das prescrições medicamentosas, fenômeno relacionado ao processo mais amplo de medicalização da sociedade, que consiste na transformação de questões e dificuldades corriqueiras da vida em objetos de intervenção exclusivamente médica. Nesse escopo, tal processo de medicalização também tem se inserido nos espaços escolares, sobretudo à procura de indivíduos que não atendam às expectativas de comportamento e aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa analisou prontuários de crianças encaminhadas a um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de um município do norte do Paraná, com o intuito de investigar os fatores determinantes da prescrição de psicofármacos, principalmente nos casos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Por meio dos resultados da pesquisa, foi possível perceber que a educação tem se amparado no uso de diagnósticos psiquiátricos e medicações com a pretensão de suprimir as diversidades subjetivas que constituem o espaço escolar e amenizar questões que seriam do âmbito pedagógico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Psychosocial Researches and Practices
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Statement of Originality and Grant of Copyright
I declare that the work submitted to the journal Pesquisas e Práticas Psicossociais, Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, Federal University of São João del Rei (LAPIP / UFSJ), has not been published previously and I undertake not to submit it to another publication while is in the evaluation process or after published by this journal.
I declare that the work is original and that its content is the result of my intellectual contribution. All quotations and references to material already published are identified with their credits and are included in the references with authorizations of copyright holders.
I grant the copyright to the journal Pesquisas e práticas psicossociais and take responsibility for claims or proceedings relating to intellectual property rights, exempting from liability the Federal University of São João del Rei.
If the article is approved, I authorize the journal Pesquisas e práticas psicossociais, editing it, display it and distribute it in Brazil and abroad, over the internet or in other media.
XX I agree and accept the terms of this declaration.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36301-160 São João del-Rei, Minas Gerais,
E-mail: ppp_lapip@ufsj.edu.br
Telephone: (32) 3379-2492