Medicalização na infância:

trajetórias de crianças em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil

Autores/as

Palabras clave:

Medicalização, Educação, Infância, Psicologia Social

Resumen

Nas últimas décadas, tem-se observado um aumento das prescrições medicamentosas, fenômeno relacionado ao processo mais amplo de medicalização da sociedade, que consiste na transformação de questões e dificuldades corriqueiras da vida em objetos de intervenção exclusivamente médica. Nesse escopo, tal processo de medicalização também tem se inserido nos espaços escolares, sobretudo à procura de indivíduos que não atendam às expectativas de comportamento e aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa analisou prontuários de crianças encaminhadas a um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de um município do norte do Paraná, com o intuito de investigar os fatores determinantes da prescrição de psicofármacos, principalmente nos casos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Por meio dos resultados da pesquisa, foi possível perceber que a educação tem se amparado no uso de diagnósticos psiquiátricos e medicações com a pretensão de suprimir as diversidades subjetivas que constituem o espaço escolar e amenizar questões que seriam do âmbito pedagógico.

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Biografía del autor/a

Jackeline Santos Neves Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Daniele de Andrade Ferrazza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora e mestre em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - campus Assis.

Hilusca Alves Leite, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado

2022-12-12

Cómo citar

Silva, J. S. N., Ferrazza, D. de A., & Leite, H. A. (2022). Medicalização na infância:: trajetórias de crianças em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 17(1), 19. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/4303

Número

Sección

Artigos