O uso do tempo de crianças no contexto urbano e ribeirinho na Amazônia

Authors

  • Daniela Castro dos Reis UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
  • Thamyris Maués dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Tatiana Afonso Afonso Universidade Federal do Pará
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará

Keywords:

rotina, ribeirinho, urbano, programa bolsa família

Abstract

O objetivo deste estudo foi verificar as diferenças no uso do tempo de crianças no contexto urbano e rural. Foram coletadas informações sobre o uso do tempo diário de 75 crianças (44 meninas e 31 meninos, entre cinco e 14 anos). Os instrumentos utilizados foram o Instrumento Sociodemográfico e Inventário de Rotinas. Os resultados evidenciaram diferenças estatisticamente significativas quanto ao uso do tempo, além de demonstrar diferenças contextuais entre população urbana e ribeirinha. No contexto ribeirinho os participantes realizavam atividades relacionadas como Tarefas Domésticas e Conversa, em comparação ao urbano em que a categoria uso do Computador sobressaiu-se. Destaca-se que os beneficiários possui importância considerável com relação à valorização da escolarização o que pode estar relacionado às diferenças encontradas entre os beneficiários e não beneficiários. A existência de atividades citadas exclusivamente em alguns contextos permite inferir quais caminhos desenvolvimentais estão sendo seguidos por crianças moradoras de contextos culturais diferenciados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniela Castro dos Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Cumpus Parauapebas

Published

2021-03-15

How to Cite

Reis, D. C. dos, Santos, T. M. dos, Afonso, T. A., Silva, S. S. da C., & Pontes, F. A. R. (2021). O uso do tempo de crianças no contexto urbano e ribeirinho na Amazônia. Psychosocial Researches and Practices, 16(1), 1–13. Retrieved from http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e2145

Issue

Section

Artigos