O uso do tempo de crianças no contexto urbano e ribeirinho na Amazônia

Autores/as

  • Daniela Castro dos Reis UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
  • Thamyris Maués dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Tatiana Afonso Afonso Universidade Federal do Pará
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

rotina, ribeirinho, urbano, programa bolsa família

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar as diferenças no uso do tempo de crianças no contexto urbano e rural. Foram coletadas informações sobre o uso do tempo diário de 75 crianças (44 meninas e 31 meninos, entre cinco e 14 anos). Os instrumentos utilizados foram o Instrumento Sociodemográfico e Inventário de Rotinas. Os resultados evidenciaram diferenças estatisticamente significativas quanto ao uso do tempo, além de demonstrar diferenças contextuais entre população urbana e ribeirinha. No contexto ribeirinho os participantes realizavam atividades relacionadas como Tarefas Domésticas e Conversa, em comparação ao urbano em que a categoria uso do Computador sobressaiu-se. Destaca-se que os beneficiários possui importância considerável com relação à valorização da escolarização o que pode estar relacionado às diferenças encontradas entre os beneficiários e não beneficiários. A existência de atividades citadas exclusivamente em alguns contextos permite inferir quais caminhos desenvolvimentais estão sendo seguidos por crianças moradoras de contextos culturais diferenciados.

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Biografía del autor/a

Daniela Castro dos Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Cumpus Parauapebas

Publicado

2021-03-15

Cómo citar

Reis, D. C. dos, Santos, T. M. dos, Afonso, T. A., Silva, S. S. da C., & Pontes, F. A. R. (2021). O uso do tempo de crianças no contexto urbano e ribeirinho na Amazônia. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(1), 1–13. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e2145

Número

Sección

Artigos