Desafios da atuação do psicólogo na Assistência Estudantil em uma Universidade Federal

Authors

  • Thales Fabricio da Costa e Silva Universidade Federal de Campina Grande

Keywords:

Psicologia Escolar, desafios da Psicologia, assistência estudantil

Abstract

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma estratégia que objetiva garantir o acesso, a permanência e a conclusão do curso por estudantes das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), visando à igualdade de oportunidades no recente contexto de expansão da educação superior no Brasil. Entre os profissionais que materializam o PNAES estão os psicólogos, no entanto, há uma precarização dos postos de trabalho destes profissionais, gerando desafios diários na prática profissional. Este trabalho tem o objetivo de discutir a inserção e atuação do psicólogo na Assistência Estudantil a partir da experiência vivenciada em uma IFES. A inserção do profissional exigiu um trabalho de conscientização dos alunos e servidores a respeito do papel do psicólogo escolar, diante do significativo desconhecimento acerca da sua práxis. Destacam-se como desafios a efetivação dos eixos de ação do PNAES com uma equipe reduzida e o fortalecimento da identidade do psicólogo escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Psicologia (Universidade Potiguar), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Mestre em Administração Pública (Universidade Federal de Campina Grande)

Published

2020-12-01

How to Cite

Silva, T. F. da C. e. (2020). Desafios da atuação do psicólogo na Assistência Estudantil em uma Universidade Federal. Psychosocial Researches and Practices, 15(4), 1–17. Retrieved from http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3270

Issue

Section

Artigos