Desafios da atuação do psicólogo na Assistência Estudantil em uma Universidade Federal
Palabras clave:
Psicologia Escolar, desafios da Psicologia, assistência estudantilResumen
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma estratégia que objetiva garantir o acesso, a permanência e a conclusão do curso por estudantes das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), visando à igualdade de oportunidades no recente contexto de expansão da educação superior no Brasil. Entre os profissionais que materializam o PNAES estão os psicólogos, no entanto, há uma precarização dos postos de trabalho destes profissionais, gerando desafios diários na prática profissional. Este trabalho tem o objetivo de discutir a inserção e atuação do psicólogo na Assistência Estudantil a partir da experiência vivenciada em uma IFES. A inserção do profissional exigiu um trabalho de conscientização dos alunos e servidores a respeito do papel do psicólogo escolar, diante do significativo desconhecimento acerca da sua práxis. Destacam-se como desafios a efetivação dos eixos de ação do PNAES com uma equipe reduzida e o fortalecimento da identidade do psicólogo escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492