Estágio básico em contextos comunitários: momento práxico na formação em Psicologia Social Comunitária

Authors

  • AMAILSON SANDRO BARROS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Marion Barros Ferreira Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Keywords:

estágio básico, formação, contexto comunitários, CRAS, psicologia social comunitária

Abstract

Este texto tem como o objetivo central discorrer sobre o estágio básico de psicologia em contextos comunitários, tendo o CRAS como espaço e via de acesso as comunidades. As discussões e reflexões apresentadas foram desenvolvidas a partir da perspectiva da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana. Trata-se de uma pesquisa documental, cujas informações obtidas advém de quarenta e sete relatórios finais de estágios elaborados pelos estudantes-estagiários de uma Universidade Federal e entregues aos professores supervisores no final de cada semestre letivo. Os dados coletados foram sistematizados e submetidos à análise de conteúdo, gerando as seguintes categorias: dimensão educativa e pedagógica do estágio; práticas de intervenção realizadas durante o estágio; e desafios encontrados. Observou-se que as práticas de estágio, tendo o CRAS como via de acesso às comunidades, coloca os estagiários em situações concretas de intervenção, porém isso ainda não é suficiente à formação em psicologia comunitária, sendo, portanto, um desafio a ser superado pelo curso de graduação

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

AMAILSON SANDRO BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso

Marion Barros Ferreira Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Discente do Curso de Graduação em Psicologia

Published

2019-09-10

How to Cite

BARROS, A. S., & Almeida, M. B. F. (2019). Estágio básico em contextos comunitários: momento práxico na formação em Psicologia Social Comunitária. Psychosocial Researches and Practices, 14(3), 1–14. Retrieved from http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3370

Issue

Section

Artigos