Estágio básico em contextos comunitários: momento práxico na formação em Psicologia Social Comunitária
Palavras-chave:
estágio básico, formação, contexto comunitários, CRAS, psicologia social comunitáriaResumo
Este texto tem como o objetivo central discorrer sobre o estágio básico de psicologia em contextos comunitários, tendo o CRAS como espaço e via de acesso as comunidades. As discussões e reflexões apresentadas foram desenvolvidas a partir da perspectiva da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana. Trata-se de uma pesquisa documental, cujas informações obtidas advém de quarenta e sete relatórios finais de estágios elaborados pelos estudantes-estagiários de uma Universidade Federal e entregues aos professores supervisores no final de cada semestre letivo. Os dados coletados foram sistematizados e submetidos à análise de conteúdo, gerando as seguintes categorias: dimensão educativa e pedagógica do estágio; práticas de intervenção realizadas durante o estágio; e desafios encontrados. Observou-se que as práticas de estágio, tendo o CRAS como via de acesso às comunidades, coloca os estagiários em situações concretas de intervenção, porém isso ainda não é suficiente à formação em psicologia comunitária, sendo, portanto, um desafio a ser superado pelo curso de graduaçãoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492