Uma discussão a respeito da dislexia – o sujeito na sua relação com a escrita

Autores/as

  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Tauana Nunes Paixão
  • Silvana Perottino

Palabras clave:

Aquisição da Escrita, Dislexia, Disgrafia

Resumen

Este artigo trata de uma discussão a respeito da dislexia e da disgrafia diagnosticada em crianças em fase de aquisição de linguagem, sendo que a disgrafia está presente neste estudo por se tratar do diagnóstico recebido pelo irmão da criança cujos dados de linguagem estão sob análise. Para tanto, três áreas de conhecimento serão abordadas: a Fonoaudiologia, a Psicanálise e a Linguística (Neurolinguística Discursiva e Aquisição da Linguagem), a fim de se saber o que cada uma diz a respeito dessa temática. Apresentamos dados de escrita de uma criança com diagnóstico de dislexia e de uma criança com diagnóstico de disgrafia. Esses dados nos levaram a questionar a noção de distúrbio, de dislexia e de disgrafia.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutorado no IEL/Unicamp, professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UESB, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística (GPEN/CNPq/UESB).

Tauana Nunes Paixão

Mestre em Linguística pelo Prográma de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Recebeu bolsa de Estudos da UESB. E-mail: matnpaixao@hotmail.com

Silvana Perottino

Doutora em Linguística pela Unicamp. Fonoaudióloga. E-mail: silvana-perotino@uol.com.br

Publicado

2019-03-26

Cómo citar

Sampaio, N. F. S., Paixão, T. N., & Perottino, S. (2019). Uma discussão a respeito da dislexia – o sujeito na sua relação com a escrita. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–18. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2872

Número

Sección

Artigos