Lógicas de mobilidade, projetos profissionais e experiências interculturais dos estudantes internacionais no Quebec

Autores/as

  • Mircea Vultur

Palabras clave:

Estudantes internacionais. Quebec/Canadá. Mobilidade. Condições de estudos. Integração social. Projetos profissionais.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar as lógicas de mobilidade dos estudantes internacionais no Quebec, bem como os seus projetos profissionais depois da diplomação e os efeitos culturais dessa experiência. Este estudo demonstra que os motivos de natureza estratégica e “experienciais” se juntam àqueles ligados a um projeto de emigração para o Canadá para sustentar as lógicas de mobilidade dos estudantes. No que se refere aos projetos de carreira após os estudos, observa-se que tais projetos são marcados pela incerteza. Se alguns estudantes consideram permanecer e trabalhar no Canadá ou voltar ao seu país de origem, uma grande maioria tem dificuldades em encontrar um emprego satisfatório e objetivam uma carreira internacional. Em termos de efeitos culturais dos estudos fora do país de origem, destaca-se uma reflexividade mais acentuada, um destaque da individualização e uma aculturação como dimensão da personalidade.

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Publicado

2018-09-01

Cómo citar

Vultur, M. (2018). Lógicas de mobilidade, projetos profissionais e experiências interculturais dos estudantes internacionais no Quebec. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(3), 1–15. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3095

Número

Sección

Artigos