Contribuições de Bourdieu ao tema do desenvolvimento adolescente em contexto institucional socioeducativo

Autores/as

  • Cláudio Márcio de Araújo Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Maria Claudia Santos Lopes de Oliveira Universidade de Brasília, Brasília, DF

Palabras clave:

Habitus, adolescência, risco, vulnerabilidade social.

Resumen

O artigo objetiva conduzir uma reflexão sobre o papel das instituições socioeducativas, nas quais são desenvolvidas atividades específicas voltadas à inclusão sociocultural de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Busca-se entender o potencial dessa experiência institucional na modificação de trajetórias de desenvolvimento dos adolescentes, tendo em vista as canalizações sociais e a emergência de novos sentidos subjetivos. Seguimos a perspectiva de Pierre Bourdieu, considerando, em particular, a noção de habitus. O artigo fornece uma base para a reflexão sobre o papel das instituições socioeducativas no rompimento ou manutenção de habitus persistentes e conclui apontando as circunstâncias nas quais instituições sociais desse tipo podem mediar a promoção do desenvolvimento de competência social e autonomia.

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Publicado

2014-03-03

Cómo citar

Araújo, C. M. de, & Oliveira, M. C. S. L. de. (2014). Contribuições de Bourdieu ao tema do desenvolvimento adolescente em contexto institucional socioeducativo. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 8(2), 215–224. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/534

Número

Sección

Artigos