Estratégias de Intervenção em Psicologia Escolar a Partir de uma Perspectiva Psicossocial: Relato de Experiência
Palabras clave:
psicologia escolar, relação professor-aluno, ensino-aprendizagem, entrevistas reflexivas.Resumen
Atualmente, a psicologia tem ampliado as formas de produção de conhecimento e atuação profissional em psicologia escolar. Estas vêm se modificando de um campo biomédico para uma perspectiva psicossocial. Ancorado nessa última perspectiva, o objetivo do presente artigo é descrever as intervenções realizadas em um estágio obrigatório, realizado em uma escola municipal de Florianópolis/SC. Tais intervenções se deram em dois eixos: a) construção, junto com uma professora, de estratégias voltadas à potencialização do processo de ensino-aprendizagem; b) realização de entrevistas reflexivas focadas nas práticas de formação de professores e no âmbito da relação professor-aluno. Como resultados, no que se refere ao primeiro eixo, observou-se que a docente conseguiu criar estratégias criativas de ensino voltadas à realidade histórico-cultural dos alunos. Já em relação às entrevistas reflexivas, estas contribuíram para a ressignificação de aspectos da prática profissional dos professores abrangidos e a identificação de necessidades de atuação em psicologia na escola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492