Estratégias de Intervenção em Psicologia Escolar a Partir de uma Perspectiva Psicossocial: Relato de Experiência

Auteurs-es

  • Sara Rodrigues Lopes Centro Universitário Católica de Santa Catarina
  • Marivete Gesser Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Leandro Castro Oltramari Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mots-clés :

psicologia escolar, relação professor-aluno, ensino-aprendizagem, entrevistas reflexivas.

Résumé

Atualmente, a psicologia tem ampliado as formas de produção de conhecimento e atuação profissional em psicologia escolar. Estas vêm se modificando de um campo biomédico para uma perspectiva psicossocial. Ancorado nessa última perspectiva, o objetivo do presente artigo é descrever as intervenções realizadas em um estágio obrigatório, realizado em uma escola municipal de Florianópolis/SC. Tais intervenções se deram em dois eixos: a) construção, junto com uma professora, de estratégias voltadas à potencialização do processo de ensino-aprendizagem; b) realização de entrevistas reflexivas focadas nas práticas de formação de professores e no âmbito da relação professor-aluno. Como resultados, no que se refere ao primeiro eixo, observou-se que a docente conseguiu criar estratégias criativas de ensino voltadas à realidade histórico-cultural dos alunos. Já em relação às entrevistas reflexivas, estas contribuíram para a ressignificação de aspectos da prática profissional dos professores abrangidos e a identificação de necessidades de atuação em psicologia na escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sara Rodrigues Lopes, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Pós-graduanda no Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Psicologia pela UFSC. Professora do Departamento de Psicologia da UFSC.

Leandro Castro Oltramari, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFSC. Professor do Departamento de Psicologia da UFSC.

Publié-e

2014-12-05

Comment citer

Lopes, S. R., Gesser, M., & Oltramari, L. C. (2014). Estratégias de Intervenção em Psicologia Escolar a Partir de uma Perspectiva Psicossocial: Relato de Experiência. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 73–82. Consulté à l’adresse http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/831

Numéro

Rubrique

Artigos