O Uso do Castigo Físico em Crianças e Adolescentes como Prática Educativa: Algumas Perspectivas da Sociologia, Filosofia e Psicologia

Autores/as

  • Janille Maria Ribeiro

Palabras clave:

Castigo Físico, Crianças, Adolescentes, Educação.

Resumen

Com a finalidade de buscar subsídios teóricos para a discussão sobre o uso do castigo físico em crianças e adolescentes no Brasil foram feitas leituras de algumas obras da Sociologia, Filosofia e Psicologia. Em Durkheim foi possível perceber que a violência não coaduna com os propósitos educativos. Já, Kant considera que o aprimoramento da criança é a finalidade das punições físicas. Arendt contribui com o conceito de crise da autoridade nas famílias e Vigotski posiciona-se contra a palmada porque a criança deixa de fazer algo errado porque foi amedrontada ou humilhada e não porque entendeu o erro cometido. O castigo físico teria lugar, segundo Adorno, quando aplicado de forma consciente e sem originar-se no principio da violência. Com base nessas leituras foi possível concluir que o uso do castigo físico é uma temática que pede uma complexa discussão, se uma mudança sociocultural no Brasil quiser ser implementada. 

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Cómo citar

Ribeiro, J. M. (2015). O Uso do Castigo Físico em Crianças e Adolescentes como Prática Educativa: Algumas Perspectivas da Sociologia, Filosofia e Psicologia. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(2), 213–221. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/929

Número

Sección

Artigos