Preferência Por Estilos de Filmes e Suas Diferenças nos Cinco Fatores de Personalidade
Palabras clave:
Preferência por Filmes, Cinco Fatores de Personalidade, Inventário de Personalidade de Dez Itens.Resumen
Podemos conceber que a preferência por mídias está em consonância com nossos traços de personalidade, mas muitos estudos são necessários para se avançar nesta área. Objetivou-se verificar se existem diferenças nos cinco fatores de personalidade em grupos de preferência por filmes, bem como testar uma breve medida de personalidade. Foram realizados dois estudos com estudantes do ensino médio e universitário com o Inventário de Personalidade de Dez Itens (TIPI). Os resultados mostraram mais Agradabilidade nos estudantes que relataram preferência por filmes de terror em comparação àqueles que preferiram suspense. Os que preferiram filmes de suspense mostraram menor Conscienciosidade em comparação aos que preferiam terror, ação, romance e drama. Os que preferiram filme romântico, em comparação àqueles que preferiram comédia, apresentaram mais Conscienciosidade. Tais resultados se mantêm, controlando-se o sexo e a idade. Conclui-se que o TIPI é uma medida que pode ser usada em pesquisas para entender diferenças de grupos nos cinco fatores de personalidade.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492