Entre grades e macas:

aspectos da população em cumprimento de medida de segurança no estado do Espírito Santo

Autores

  • Luziane de Assis Ruela Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Priscila Simenc Rocha Lopes

Palavras-chave:

Medida de Segurança, Inimputabilidade, Unidade de Custódia do ES.

Resumo

Os “Loucos” são, historicamente, considerados um risco à sociedade. A literatura aponta que essa parcela da população vem sofrendo por anos com a desassistência em seus direitos elementares, lançados aos manicômios e em presídios, sem oportunidade de tratamento adequado. Quem são essas pessoas? Essa indagação nos motivou ao objetivo de compreender as características da população com transtorno mental que estão em cumprimento de Medida de Segurança na Unidade de Custódia do Espírito Santo. Utilizamos a análise documental junto aos prontuários, o ethos cartográfico e a pesquisa como acontecimento, o que nos permitiu perceber os jogos de força e as estratégias de poder que orientam nossa percepção. Neste artigo relatamos a fase de análise documental. Obras de Foucault nos conduziram sobre o processo de construção da noção de louco como indivíduo perigoso, indigno de existência no espaço social. Percebemos que as histórias escritas não correspondiam à história completa e suas existências não se reduzem ao crime outrora praticado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luziane de Assis Ruela Siqueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Psicologia da UFES, Psicóloga, Doutora em Educação e Mestre em Psicologia Institucional pela UFES.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Siqueira, L. de A. R., & Lopes, P. S. R. (2022). Entre grades e macas:: aspectos da população em cumprimento de medida de segurança no estado do Espírito Santo. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 17(1), 18. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3848

Edição

Seção

Artigos