Impasses Gerados pelo Trabalho Imaterial na Vida Privada: um Estudo Sobre os Profissionais do Esporte
Palavras-chave:
Trabalho Imaterial, Corpo, Subjetividade, Esporte.Resumo
O presente estudo buscou compreender as relações existentes entre o trabalho imaterial afetivo e a vida privada. Para tanto, discorreu-se sobre o que é o trabalho afetivo e como este está relacionado à produção de subjetividade. Em seguida, buscou-se compreender como os afetos produzidos na atividade profissional de atletas profissionais podem relacionar-se com a vida privada. Para atingir tal finalidade, a metodologia adotada envolveu três momentos: primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico pertinente ao tema nas áreas da Psicologia e da Educação Física; em um segundo momento, buscou-se selecionar depoimentos de atletas profissionais em documentos de domínio público que relatavam suas dificuldades em separar o tempo de trabalho da vida pessoal; por fim, procedeu-se à análise das reportagens com vistas a identificar elementos que evidenciassem o rompimento dessa fronteira entre trabalho e vida privada. Como resultado, pode-se constatar que alguns atletas estão constantemente sujeitos a julgamentos morais por parte da população e que são submetidos a uma série de normas legais que tendem a transformar seu corpo em um objeto a ser administrado pelos clubes e/ou patrocinadores. Como conclusão, foi possível perceber que apesar dos efeitos produzidos na vida privada pelas relações de trabalho, existe, por parte dos atletas trabalhadores, ensaios de resistência aos processos de sujeição tão frequentes nessa profissão.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492