Mapa-Máscara: imagens do pensamento do continente africano
Palavras-chave:
Mapa, África, Oficina.Resumo
Pensar encontros para mobilizar pensamentos e sensações que tenham força para fazer brotar outra(s) África(s) é a proposta deste texto, o qual se dispõe a provocar nos leitores reflexões sobre imagens do continente africano. Reflexões que tiveram início nas conversas e produções das oficinas realizadas com professores de geografia convidados a pensar o continente africano com as imagens, a interferir em um processo contínuo e a materializar em imagens os pensamentos. Para esta proposta de pesquisa e educação o que importa não é o acúmulo – de informações conhecimento – e sim as potências – das criações e pensamentos, os acontecimentos que ali tiveram lugar e que possibilitam a (re)criação no território da educação. A materialização dos pensamentos em imagens pelos professores mostra o desconforto gerado ao longo dos encontros que foram realizados, evidenciando rupturas, quebras, criação de pensamentos e sensações que romperam com o que estava cristalizado – como clichê – e possibilitaram surgir outra(s) África(s) que se espalham como um rizoma, que buscam lugares para se apoiar, lugares para brotar, brotar o novo e abrir a ordem do mapa, em combate ao fechamento, ao sedentarismo do pensamento do que seja o continente africano, de encontro com as diferenças e em desfavor da repetição que molda e impregna os espaços escolares e as aulas de Geografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.