O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Os textos submetidos à avaliação da Revista Ypí devem ser originais e inéditos, isto é, não terem sido publicados e nem se encontrarem em processo de avaliação concomitante por outra publicação periódica ou não periódica na forma em que forem enviados para a nossa análise.
  • O arquivo da submissão está em formato PDF, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, endereços de rede (URLs) das referências serão fornecidos.
  • O texto deve contar com Resumo (em português) e Abstract (em inglês) ou Resumen (em espanhol) caso o artigo seja escrito em português, em até 150 palavras, cada um. O texto deve ser apresentado em formato A4, com margens direita e esquerda de 3 cm e superior e inferior de 2,5 cm, usando fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Informações para autores/as.

Considera-se autor(a) todo(a) aquele(a) que tenha efetivamente participado da concepção, desenvolvimento, análise e interpretação de informações e dados, bem como da redação final, do estudo que originou o artigo.

A Revista Ypí publicará produções textuais que sigam a sua política editorial e as diretrizes de edição (isto é, as normas de suas respectivas seções e as normas ABNT de publicação, principalmente). A Revista Ypí publicará contribuições que estejam em português, espanhol e/ou inglês.

Como parte do processo de submissão, autores e autoras devem seguir as seguintes normas, ficando claro que o não atendimento a elas implicará na recusa da contribuição:

  • Os trabalhos serão recebidos em fluxo contínuo.
  • Os artigos devem ser submetidos conforme o template[disponibilizar link].
  • As(Os) autoras(e)s devem possuir cadastro no Open Researcher and Contributor ID(ORCID).
  • As(Os) autoras(e)s podem submeter trabalhos, respeitadas as regras editoriais da Revista, até dois semestres após terem concluído o curso de graduação. Poderá ser solicitada prova do status de graduação, em caso de dúvida.
  • Trabalhos escritos em coautoria com orientador(a) somente serão aceitos se ele(ela) possuir título de Mestre(a) ou Doutor(a).
  • A submissão de trabalho originado de Monografia ou de Relatório de Iniciação Científica, quando não em coautoria com o(a) orientador(a), deverá ser acompanhada de carta de anuência dele (dela).
  • A remessa de originais à Ypí implica a autorização para sua publicação pelo autor. Não existem custos de submissão e/ou de processamento para as(os) autoras(es). Da mesma forma, não serão pagos direitos autorais.
  • Os trabalhossubmetidos à Revista Ypí não devem estar identificados com autoria, para garantir a avaliação às cegas. Portanto, não devem conter o nome dos autores ou qualquer referência que identifique a autoria dos trabalhos. Qualquer referência ao nome de cada autor(a) deve ser excluída do texto, substituindo as autorreferências necessárias pela palavra “Autor” ou “Autora” (ou seus plurais).
  • Autoras(es) devem possuir cadastro no sistema da Revista Ypí. Para tanto, devem acessar a página de cadastro. Uma vez que estejam cadastradas/os, devem fazer login como Autor(a).