Explorando a interseção da pesquisa e da fantasia na Psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i24.5143

Resumo

O objetivo desse artigo é relacionar a pesquisa à fantasia em Psicanálise. Para tanto, primeiramente, discorreremos sobre a fantasia em Freud, desde a teoria da sedução, elaborada com a finalidade de responder ao enigma neurótico, até a descoberta da fantasia como formadora dos sintomas. Em segundo ponto, passaremos à fantasia como proteção ao Real conforme Lacan pontua. Como terceiro ponto, dissertaremos sobre a pesquisa em Psicanálise e sua relação com o psicanalista-pesquisador. A partir dessas balizas, proporemos que há uma relação entre a produção fantasística e as questões inconscientes do pesquisador.

Palavras-chaves: fantasia, pesquisa, psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessé Duque Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Psicanalista e Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com doutorado sanduíche na Université Sorbonne Paris Nord (USPN). Mestre em Psicologia pela UFPA. Especialista em Gestão em saúde pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Graduado em Psicologia pela UFMT.

Rubens Díodoro Ferreira Cardoso, Universidade da Amazônia

Psicanalista e psicólogo. Graduado em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Residente em Atenção à Saúde Mental na Universidade Estadual do Pará/Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (Uepa/FHCGV).

Downloads

Publicado

25-10-2024

Como Citar

Oliveira, G. D. F. de, & Cardoso, R. D. F. (2024). Explorando a interseção da pesquisa e da fantasia na Psicanálise. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(24). https://doi.org/10.69751/arp.v13i24.5143