Eros, destruições, transformações: sobre a renúncia erótica em uma fábula de Caio Fernando Abreu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5713

Resumo

O artigo busca analisar a relação entre Eros, pulsão de morte e cultura, explorando a influência desses elementos na formação da subjetividade e na dinâmica social a partir da releitura desses conceitos psicanalíticos pelos filósofos de Frankfurt. O texto aborda a tensão entre as pulsões eróticas e a tendência à destruição, evidenciando como a cultura molda essa interação e seus efeitos na vida individual e coletiva. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem teórica, buscando também compreender como a temática vem a ser representada no conto “Transformações”, de Caio Fernando Abreu (1982/2016). Conclui-se que a superação das condições sociais opressivas e a promoção de uma sociedade orientada pelo amor e pela liberdade são fundamentais para o desenvolvimento humano e a construção de relações mais saudáveis e equitativas. A literatura e a arte, ao testemunharem as lutas e aspirações humanas, denunciam os elementos sobre os quais a busca pela integridade e pela felicidade em meio às adversidades da vida contemporânea persiste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Barra Vianna Vital, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciado em Letras pela Universidade Estácio de Sá. Discente do curso de graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) com o projeto “Pra que rimar amor e dor? Um estudo psicanalítico acerca dos relacionamentos amorosos da homossexualidade masculina na neurose obsessiva” (Minas Gerais, Brasil). 

Wilson Camilo Chaves, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador e docente no Departamento de Psicologia e PPGPSI da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise (NUPEP) do Departamento de Psicologia da UFSJ (Minas Gerais, Brasil).

Elizabeth Fátima Teodoro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Psicóloga clínica formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestre e doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGPSI/UFSJ), na linha de pesquisa “Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Psicologia” (Minas Gerais, Brasil).

Downloads

Publicado

27-03-2025

Como Citar

Vital, O. B. V., Chaves, W. C., & Teodoro, E. F. (2025). Eros, destruições, transformações: sobre a renúncia erótica em uma fábula de Caio Fernando Abreu. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(26). https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5713

Edição

Seção

JOVENS PESQUISADORES