Um furo em mim: considerações sobre a escuta clínica de pacientes estomizados

Autores

  • Amanda Schreiner Pereira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ticiane Raimundo da Silva Universidade Franciscana (UFN)

Palavras-chave:

Sujeito, Corpo, Estoma, Furo.

Resumo

Este artigo teve como objetivo produzir uma análise e tecer considerações sobre a escuta  psicanalítica de sujeitos, através do trabalho realizado em um serviço de saúde pública especializado no tratamento de estomias. Para tanto, foi construído a partir do referencial psicanalítico proposto por Sigmund Freud e Jacques Lacan. Devido a presença do estoma e a bolsa coletora de eliminação excrementícia as mudanças no corpo do paciente estomizado são evidentes, o que provoca uma alteração na representação da imagem corporal e o desvelar  da  inconsistência no corpo, bem como seus efeitos na relação do sujeito com o Outro. O furo que agora faz parte do corpo (estoma) corresponde a uma marca que remete ao traumático e ao irrepresentável da cena rompida que estruturava a sua existência. A escuta psicanalítica, neste caso, ocupa-se de testemunhar a fala de sujeitos que no endereçamento a um Outro possibilitará o dizer sobre a perda e a elaboração luto por meio da construção ficcional de narrativas que permitam uma reinvenção do ser, e a circulação pulsional ante a repetição traumática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Schreiner Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicanalista. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora da Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (CEIP) da UFSM. Professora convidada do Curso de Especialização em Clínica Psicanalítica da ULBRA/SM.

Ticiane Raimundo da Silva, Universidade Franciscana (UFN)

Psicóloga. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialista em Reabilitação Física pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Franciscana (UFN). Graduação pelo Programa Especial de Formação de Professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

Pereira, A. S., & da Silva, T. R. (2023). Um furo em mim: considerações sobre a escuta clínica de pacientes estomizados. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(21), 1–18. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4005