Reflexos tangenciais sobre a relação sofística da psicanálise com a verdade, à luz do Seminário 17 de Lacan

Autores

Palavras-chave:

Verdade, Sofística, Psicanálise

Resumo

Qual é a relação da psicanálise com a verdade? Com o objetivo de oferecer uma perspectiva sobre esta questão tivemos a pretensão de trabalhar com a noção de verdade à luz da ideia lacaniana de discurso do analista, proposta no seminário 17 e que congrega uma série de outras noções. Trata-se de um trabalho em duas partes, uma que diz respeito ao conceito de verdade em relação ao saber e outra subsequente que trabalha a dimensão de como a verdade pela concepção lacaniana promove efeitos no laço social, mais precisamente no que diz respeito ao discurso capitalista. Para tanto, tratamos da separação entre saber e conhecimento, na aproximação da psicanálise com a sofística e também na ideia lacaniana de latusa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estanislau Alves da Silva Filho, USP

Psicanalista e tradutor em psicanálise, mestrando no Instituto de Psicologia Clínica da USP

Augusto Ribeiro Coaracy Neto, USP

É doutorando no programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, coordenador da rede clínica do Instituto Gerar de Psicanálise e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como psicanalista e membro do coletivo Psicanálise na Praça Roosevelt, com experiência em instituições de saúde pública no SUS (Sistema Único de Saúde).

Ivan Ramos Estevão, USP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em teoria e clínica psicanalítica e sua epistemologia e também em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, Lacan, Freud, neurose e psicose e articulação da psicanálise com as teorias sociais. Atualmente é professor de psicologia na graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), professor do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, membro do Laboratório de Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da USP e membro do Fórum do Campo Lacaniano.

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

da Silva Filho, E. A., Coaracy Neto, A. R., & Estevão, I. R. (2023). Reflexos tangenciais sobre a relação sofística da psicanálise com a verdade, à luz do Seminário 17 de Lacan. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(21), 1–25. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4306