Pelo Prisma de Zurique: Os papéis de Jung na construção e disseminação da Psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i24.4569

Palavras-chave:

Psicanálise, Jung, Freud, Escola de Viena, Escola de Zurique

Resumo

A míope visão ainda veiculada por áreas afins à psicologia, que pensam a figura de Jung enquanto mero dissidente do movimento psicanalítico, acaba por eclipsar a importância de sua participação na construção e disseminação da psicanálise enquanto teoria da psique e movimento internacional. Partindo desta concepção, é pleiteado neste escrito o realce da visão de Carl Jung quanto à gênese da Psicanálise. A retomada desta perspectiva contribui para o campo da História da Psicanálise ao afastar a simplificada e estereotipada narrativa que, por alguma razão, insiste em reforçar o fim da colaboração entre Sigmund Freud e Carl Jung no uso de termos como cisão e rixa, deixando, deste modo, de olhar para a construção comum de ambos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Rwany Batista Ribeiro do Vale, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Pós-graduando lato sensu em Psicologia Escolar e Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bolsista de pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Trabalho Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica (GT-EIPsiA), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) e do Grupo Caminhos Junguianos, do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (Nepis/UFSJ).

Downloads

Publicado

25-10-2024

Como Citar

do Vale, P. R. B. R. (2024). Pelo Prisma de Zurique: Os papéis de Jung na construção e disseminação da Psicanálise. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(24). https://doi.org/10.69751/arp.v13i24.4569