Horizontes neoliberais na subjetividade

Autores

  • Jorge Alemán
  • Maria C. Gomes (Tradução) Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

psicanálise, Jorge Alemán, subjetividade, neoliberalismo.

Resumo

O texto de Jorge Alemán intitulado “Horizontes neoliberais na subjetividade” foi publicado em 2016 como capítulo de um livro homônimo, além de uma série de textos centralizados nesta temática tão atual. O debate proposto por Alemán aponta principalmente para a especificidade do neoliberalismo, já que seria o primeiro regime histórico a tentar atingir o simbólico. Ao disputar o campo do sentido, busca capturar o sujeito pela palavra que é sua dependência estrutural. Sua novidade é promover um modelo de subjetividade que se configura pelo paradigma empresarial, competitivo e gerencial, ou seja, o indivíduo empreendedor de si mesmo. Esta nova subjetividade, marcada pelo imperativo do ilimitado, espolia qualquer possibilidade de um legado simbólico ou história a decifrar sobre a subjetividade particular de cada um. Tentando promover assim uma heterogeneidade, que se reduz ao circuito da forma mercadoria. Nesse sentido, a contribuição de Alemán passa pelo reconhecimento dessa impossibilidade, já que nem tudo é apropriável pelo Capital, como exemplificado pela categoria de sujeito, que se constitui como aquilo que possibilita a abertura para a diferença, para a não-totalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Alemán

Psicanalista e escritor argentino, conselheiro cultural da Embaixada da Argentina na Espanha, professor honorário da Universidad de Buenos Aires, fundador de diversos grupos de psicanálise e da primeira revista lacaniana de Madri. Colaborou na consolidação do Campo Freudiano na Espanha, é membro da Escuela Lacaniana de Psicoanálisis del Campo Freudiano en España (ELP) e da Asociación Mundial de Psicoanálisis (AMP), além de ser docente do Nuevo Centro de Estudios Psicoanalíticos.

Maria C. Gomes (Tradução), Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica pela Universidade Prof. Edson Velano (Unifenas – Campus Varginha). Psicóloga pela Unifenas – Campus Alfenas.

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

Alemán, J., & Gomes, M. C. (2023). Horizontes neoliberais na subjetividade. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(21), 1–24. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4803