Os contos de fadas como recurso simbólico infantil: uma perspectiva psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i25.5463

Resumo

Este artigo consiste em uma revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo exploratório que objetiva compreender, sob a perspectiva psicanalítica, como os contos de fadas podem ser uma ferramenta terapêutica para o desenvolvimento emocional da criança. Os conteúdos são organizados em introdução, metodologia, resultados e discussão, que traz os artigos reunidos e a discussão teórica deles, primeiro abordando a concepção da infância e o surgimento dos contos de fadas por meio da história, seguido pela caracterização do psiquismo infantil na perspectiva psicanalítica e, então, aplicação dos contos de fadas no contexto clínico. Por fim, as considerações finais apontam os principais achados e considerações. Para a produção da pesquisa, utilizaram-se as recomendações PRISMA e artigos levantados nas bases SciELO e BVS, sendo o conteúdo dos artigos incluídos avaliado segundo os objetivos específicos da pesquisa. Nos resultados, observa-se uma relação histórica do surgimento dos contos de fadas como estilo literário e a concepção de infância ao longo dos tempos, a presença de fenômenos psíquicos de simbolização, continência e elaboração pela identificação, ou apenas contato, mediado por um narrador, com os contos de fadas. Ademais, que o uso das narrativas em contexto clínico com crianças possibilita a elaboração de conflitivas emocionais, principalmente relativas ao abandono. Conclui-se que os contos de fadas se mostraram efetivos como recurso para o desenvolvimento emocional das crianças, por serem uma via de simbolização das emoções, descontração de angústias e o fantasiar de sua própria versão das estórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Leão de Carvalho, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Pós-graduanda em Psicopatologia, Psicanálise e Clínica Contemporânea pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (Espe). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia – Unifamaz (Belém, Pará, Brasil)

Josué Henrique Rodrigues Machado, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Pós-graduado em Psicanálise e Clínica Contemporânea: sujeito, sofrimento e intervenções pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz, Belém, Pará, Brasil)

Luan Sampaio, Psicologia pela Universidade Federal do Pará

Psicólogo. Psicanalista. Filiado à International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS). Doutor e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (Belém, Pará, Amazônia, Brasil)

Silvia Dora de Souza Cerveira da Souza, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Pós-graduanda em Psicanálise e Clínica Contemporânea: sujeito, sofrimento e intervenções pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia – Unifamaz (Belém, Pará, Brasil).

Downloads

Publicado

28-02-2025

Como Citar

Leão de Carvalho, B., Machado, J. H. R., Silva, L. S., & Souza, S. D. de S. C. da. (2025). Os contos de fadas como recurso simbólico infantil: uma perspectiva psicanalítica. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(25). https://doi.org/10.69751/arp.v13i25.5463