Entre uma casa cheia e a solidão do dormir: a prática do acalanto com crianças e adolescentes em acolhimento institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v15i29.5677

Resumo

O artigo propõe reflexões sobre a prática do acalanto com crianças em acolhimento institucional. A música e sua relação com o dormir são eixo central na proposta de intervenção, que segue orientação teórica psicanalítica. O texto também aborda questões subjetivas e relacionais nas práticas de cuidado em ambientes institucionais. Os resultados se apresentam como efeitos subjetivos do acolhimento institucional em crianças e adolescentes, percepções das relações de cuidado nesses espaços institucionais e as contribuições da prática. Da análise dessas questões, identificou-se o acalanto como um potente elemento não só para os processos de preparação para o dormir, mas também para a elaboração do trauma da separação no contexto do acolhimento institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Oliveira Jung, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como diretor na Divisão de Promoção de Saúde Discente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRGS (Porto Alegre, Brasil). 

Milena da Rosa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Doutora e mestra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia e da Pós-Graduação da UFRGS (Porto Alegre, Brasil).

Andrea Gabriela Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura da UFRGS, (Porto Alegre, Brasil). Pesquisadora membra do GT Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em diferentes contextos da ANPEPP, desde 2014. Cocoordenadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) da UFRGS. 

Downloads

Publicado

17-09-2026

Como Citar

Jung, R. O., Silva, M. da R., & Ferrari, A. G. (2026). Entre uma casa cheia e a solidão do dormir: a prática do acalanto com crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Analytica: Revista De Psicanálise, 15(29). https://doi.org/10.69751/arp.v15i29.5677