A Moral positivista, a luz das análises de Sílvio Romero (1851-1914) e Teófilo Braga (1843-1924)

Autores

  • Ricardo Vélez Rodríguez

Resumo

Resumo: O Positivismo Ilustrado, em Portugal e no Brasil, percorreu caminhos diferentes, embora os seus representantes tivessem se alicerçado em fontes comuns. A diversidade correu por conta, em ambos os contextos, das diferentes condições sócio-culturais em que foram recebidas as ideias positivistas. Os Positivistas Ilustrados brasileiros e portugueses assemelham-se em dois pontos fundamentais: de um lado, rejeitaram o dogmatismo comteano e se afastaram, de outro, da versão autoritária de República proposta pelos ícones da escola. Deitaram, assim, os alicerces para uma prática política aberta às instituições do governo representativo, bem como às reformas sociais. Inseriram-se, destarte, no seio da vertente modernizadora que, do ângulo sócio-econômico e político, abriu perspectivas novas, em Portugal e no Brasil, para o ulterior desenvolvimento de agremiações próximas da social-democracia, no decorrer do século XX. Esta exposição tem por objetivo ressaltar os aspectos básicos do pensamento de dois Positivistas Ilustrados: Sílvio Romero, no Brasil, e Teófilo Braga, em Portugal, enfatizando o aspecto ético das idéias de ambos os autores.

Palavras-chave: Positivismo; Positivismo Ilustrado; Culturalismo Sociológico; Positivismo no Brasil; Positivismo em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Vélez Rodríguez, R. (2017). A Moral positivista, a luz das análises de Sílvio Romero (1851-1914) e Teófilo Braga (1843-1924). Revista Estudos Filosóficos UFSJ, (7). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/estudosfilosoficos/article/view/2249