A minha artista da fome: anorexia e melancolia

Autores

  • Flavia Coutinho Campos Cunha UFMG
  • Ângela Maria Resende Vorcaro UFMG

Palavras-chave:

Anorexia, melancolia, identificação, narcisismo, literatura.

Resumo

O presente artigo consiste em um recenseamento bibliográfico sobre o tema da anorexia e da melancolia em Freud. Investigaremos sobre a especificidade do mecanismo de identificação na melancolia proposto por Freud no texto “Luto e melancolia”. A partir desse mecanismo destacaremos mais três pontos de aproximação entre a melancolia e a anorexia, a saber: a anestesia; a depreciação do sentimento de si; o sadismo. Para ilustrar a aproximação entre a anorexia e a melancolia utilizaremos como recurso as dois textos literários distintos: Nuno Ramos, “Minha Fantasma” e de Franz Kafka, “Um Artista da Fome”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Coutinho Campos Cunha, UFMG

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), especialização em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003). 

Ângela Maria Resende Vorcaro, UFMG

Psicanalista; Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Belo Horizonte, MG, .Br)

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Cunha, F. C. C., & Vorcaro, Ângela M. R. (2021). A minha artista da fome: anorexia e melancolia. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1047