Pêcheux entre o sujeito da interpelação e o do inconsciente. Ou duas saídas para uma mesma questão

Autores

  • Karen Cristiny de Andrade Correia Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Thales Fonseca Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Análise de Discurso, sujeito, inconsciente, ideologia, interpelação.

Resumo

No presente artigo, buscaremos problematizar a articulação, realizada por Michel Pêcheux, entre as teorias de Louis Althusser e de Jacques Lacan, partindo de um tópico central, qual seja: a questão da identidade/identificação de um profissional enquanto parte de uma “classe” que compartilha certos elementos e ideias, mas que não forma uma categoria homogênea. Para tanto, em um primeiro momento, nos ocuparemos do processo de identificação para Análise de Discurso. Em seguida, apresentaremos duas saídas possíveis para nossa questão central. Por fim, buscaremos refletir sobre os motivos para haver duas saídas para essa questão, tendo em vista o impasse teórico enfrentado por Pêcheux ao teorizar sobre o sujeito, partindo da articulação entre duas abordagens distintas no que diz respeito a tal conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Cristiny de Andrade Correia, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na linha de pesquisa Discurso e Representação Social. Graduada em Letras também pela UFSJ.

Thales Fonseca, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na linha de pesquisa Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Psicologia. Graduado em Psicologia também pela UFSJ.

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Correia, K. C. de A., & Fonseca, T. (2021). Pêcheux entre o sujeito da interpelação e o do inconsciente. Ou duas saídas para uma mesma questão. Analytica: Revista De Psicanálise, 7(13). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2463