Do homem ao objeto: um percurso pela noção de estilo em Jacques Lacan

Autores

  • Marinela Marques Porto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Marcus André Vieira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Palavras-chave:

Estilo, psicanálise, literatura, sujeito, objeto a.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a noção de estilo, tal como abordada por Jacques Lacan em 1966, no texto de abertura da coletânea dos seus Escritos. Nesse pequeno texto, Lacan conduz o leitor por uma série de proposições acerca do estilo, partindo de sua acepção clássica, cristalizada pelo pensamento de Buffon, onde o estilo é o próprio homem, depois passando pela ideia do estilo como endereçamento e, finalmente, chegando à formulação segundo a qual o estilo é o objeto. Buscaremos percorrer esses passos com Lacan, no intuito de melhor compreender os desdobramentos pelos quais nos guia o psicanalista francês. Para tanto, será fundamental analisarmos os principais desenvolvimentos dessa complexa noção em outros campos, tais como a filosofia e a literatura, desde seu sentido clássico até a acepção moderna de estilo, que vigorava na década de 1960, quando Lacan publica os Escritos. Tal investigação nos fornecerá uma base teórica para abordarmos a especificidade do estilo no ensino de Lacan. Sua especificidade parece se tornar evidente quando, ao final de seu texto de Abertura, o psicanalista faz o estilo ressoar no campo do objeto próprio à psicanálise: o objeto a.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinela Marques Porto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Marinela Marques Porto. Psicanalista. Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ. Mestranda em Psicologia Clínica: psicanálise, clínica e cultura na PUC-Rio e bolsista da CAPES.

Marcus André Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Marcus André Vieira. Psicanalista. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise (A.M.E.). Professor adjunto do departamento de Psicologia Clínica: psicanálise clínica e cultura da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

29-05-2020

Como Citar

Marques Porto, M., & Vieira, M. A. (2020). Do homem ao objeto: um percurso pela noção de estilo em Jacques Lacan. Analytica: Revista De Psicanálise, 8(15), 1–25. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3200

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)