A escola dos alunos reprovados: um estudo qualitativo
Keywords:
Reprovação escolar. Fracasso escolar. Democratização do ensino.Abstract
Este estudo de caráter qualitativo teve por objetivo verificar as percepções e sentidos atribuídos para a escola por alunos reprovados. Participaram da pesquisa 29 adolescentes com histórico de reprovação, regularmente matriculados no oitavo ano de uma escola pública estadual do interior do estado de São Paulo, sendo 58,6% do sexo masculino e com idade média de 14 anos. Os participantes responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas e os dados foram analisados qualitativamente e com estatísticas descritivas para frequência das respostas. Os resultados indicaram a predominância de percepções negativas sobre a escola, principalmente em relação aos aspectos físicos do ambiente escolar e na relação com os professores e a falta de atribuição de sentido sobre o ato de estudar. Assim, percebe-se a necessidade de democratizar o espaço escolar para que se constitua como um ambiente ressignificado no processo de aprendizagem dos alunos reprovados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Statement of Originality and Grant of Copyright
I declare that the work submitted to the journal Pesquisas e Práticas Psicossociais, Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, Federal University of São João del Rei (LAPIP / UFSJ), has not been published previously and I undertake not to submit it to another publication while is in the evaluation process or after published by this journal.
I declare that the work is original and that its content is the result of my intellectual contribution. All quotations and references to material already published are identified with their credits and are included in the references with authorizations of copyright holders.
I grant the copyright to the journal Pesquisas e práticas psicossociais and take responsibility for claims or proceedings relating to intellectual property rights, exempting from liability the Federal University of São João del Rei.
If the article is approved, I authorize the journal Pesquisas e práticas psicossociais, editing it, display it and distribute it in Brazil and abroad, over the internet or in other media.
XX I agree and accept the terms of this declaration.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36301-160 São João del-Rei, Minas Gerais,
E-mail: ppp_lapip@ufsj.edu.br
Telephone: (32) 3379-2492