A escola dos alunos reprovados: um estudo qualitativo

Autores/as

  • Leonardo de Oliveira Barros
  • Camélia Santina Murgo

Palabras clave:

Reprovação escolar. Fracasso escolar. Democratização do ensino.

Resumen

Este estudo de caráter qualitativo teve por objetivo verificar as percepções e sentidos atribuídos para a escola por alunos reprovados. Participaram da pesquisa 29 adolescentes com histórico de reprovação, regularmente matriculados no oitavo ano de uma escola pública estadual do interior do estado de São Paulo, sendo 58,6% do sexo masculino e com idade média de 14 anos. Os participantes responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas e os dados foram analisados qualitativamente e com estatísticas descritivas para frequência das respostas. Os resultados indicaram a predominância de percepções negativas sobre a escola, principalmente em relação aos aspectos físicos do ambiente escolar e na relação com os professores e a falta de atribuição de sentido sobre o ato de estudar. Assim, percebe-se a necessidade de democratizar o espaço escolar para que se constitua como um ambiente ressignificado no processo de aprendizagem dos alunos reprovados.

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Publicado

2018-08-01

Cómo citar

de Oliveira Barros, L., & Santina Murgo, C. (2018). A escola dos alunos reprovados: um estudo qualitativo. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(3), 1–16. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3106

Número

Sección

Artigos