A escola dos alunos reprovados: um estudo qualitativo

Auteurs-es

  • Leonardo de Oliveira Barros
  • Camélia Santina Murgo

Mots-clés :

Reprovação escolar. Fracasso escolar. Democratização do ensino.

Résumé

Este estudo de caráter qualitativo teve por objetivo verificar as percepções e sentidos atribuídos para a escola por alunos reprovados. Participaram da pesquisa 29 adolescentes com histórico de reprovação, regularmente matriculados no oitavo ano de uma escola pública estadual do interior do estado de São Paulo, sendo 58,6% do sexo masculino e com idade média de 14 anos. Os participantes responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas e os dados foram analisados qualitativamente e com estatísticas descritivas para frequência das respostas. Os resultados indicaram a predominância de percepções negativas sobre a escola, principalmente em relação aos aspectos físicos do ambiente escolar e na relação com os professores e a falta de atribuição de sentido sobre o ato de estudar. Assim, percebe-se a necessidade de democratizar o espaço escolar para que se constitua como um ambiente ressignificado no processo de aprendizagem dos alunos reprovados.

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Publié-e

2018-08-01

Comment citer

de Oliveira Barros, L., & Santina Murgo, C. (2018). A escola dos alunos reprovados: um estudo qualitativo. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(3), 1–16. Consulté à l’adresse http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3106

Numéro

Rubrique

Artigos