O sujeito e a musicalidade da fala

Autores

  • Letícia Maria Soares Ferreira
  • Daniela Scheinkman Chatelard

Palavras-chave:

Musicalidade da fala. Voz. Psicanálise. Clínica.

Resumo

Procura-se abordar neste trabalho as questões relativas à musicalidade da fala. O sujeito se faz diante do limite imposto pelo interdito simbólico, mas, no canto de sua fala, se coloca para além dos significados das palavras. A prosódia da fala, com sua musicalidade e entonação, destaca um valor não linguístico e transmite o desejo, deixa de fora a dimensão de sentido e transparece o que com palavras não pode ser dito. A musicalidade seria aquilo que escapa à censura e torna suportável a dívida simbólica. Aposta-se que a possibilidade do retorno ao sem sentido, à voz perdida no encontro com o simbólico, por meio da condição musical da fala, sobretudo no processo analítico, pode revelar algo sobre o funcionamento do sujeito. Enquanto cantarola em sua fala, ele se faz ouvir na sua posição subjetiva por esses vestígios musicados.

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Publicado

25-11-2019

Como Citar

Maria Soares Ferreira, L., & Scheinkman Chatelard, D. (2019). O sujeito e a musicalidade da fala. Analytica: Revista De Psicanálise, 8(14), 1–10. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3592

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