O sujeito e a musicalidade da fala

Autores

  • Daniela Scheinkman Chatelard
  • Letícia Maria Soares Ferreira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

musicalidade da fala, voz, psicanálise, clínica

Resumo

RESUMO

 

Procura-se abordar neste trabalho as questões relativas à musicalidade da fala. O sujeito se faz diante do limite imposto pelo interdito simbólico, mas,  no canto de sua fala, se coloca para além dos significados das palavras. A prosódia da fala, com sua musicalidade e entonação, destaca um valor não linguístico e transmite o desejo, deixa de fora a dimensão de sentido e transparece o que com palavras não pode ser dito. A musicalidade seria aquilo que escapa à censura e torna suportável a dívida simbólica. Aposta-se que a possibilidade do retorno ao sem sentido, à voz perdida no encontro com o simbólico, por meio da condição musical da fala, sobretudo no processo analítico, pode revelar algo sobre o funcionamento do sujeito. Enquanto cantarola em sua fala, ele se faz ouvir na sua posição subjetiva por esses vestígios musicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Maria Soares Ferreira, Universidade de Brasília

Intituto de Psicologia clínica e cultura, Psicanálise e Subjetivação

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Scheinkman Chatelard, D., & Soares Ferreira, L. M. (2021). O sujeito e a musicalidade da fala. Analytica: Revista De Psicanálise, 8(14). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3009

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.