Psicanálise, o Pulsional e a Coletividade: A Escuta da História Brasileira Projetada por Bacurau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i24.4339

Palavras-chave:

psicanálise, cinema, pulsões, coletividade, diferença

Resumo

Este artigo tem como objetivo materializar uma pesquisa em psicanálise extramuros sobre a obra cinematográfica Bacurau (2019). Escutou-se esse filme como um caso clínico, considerando-o uma potente produção artística passível de interpretações fundadas nos conceitos de uma psicanálise clínica, política e social. A partir disso, vislumbrou-se desdobrar as mensagens transmitidas pelo enredo de Bacurau para promover diálogos teóricos sobre as possibilidades de vida no coletivo, os elementos violentos próprios dos processos de colonização no Brasil e o respeito às alteridades. As transferências dos autores com essa expressão artística mobilizaram outros e novos sentidos sobre as temáticas exploradas. Por isso, articula-se como escutar Bacurau e seus paralelos com a história brasileira podem produzir saberes socialmente significativos para a invenção de mundos fundados no respeito às diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Valentim Eccher, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, mestrando em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Gustavo Angeli, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Psicologia no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. 

Gustavo da Silva Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Psicologia. Especialista em saúde com ênfase em urgência e emergência. Mestre e doutorando em Psicologia (UFSC). Professor no curso de Psicologia na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Downloads

Publicado

25-10-2024

Como Citar

Eccher, P. V., Angeli, G., & Machado, G. da S. (2024). Psicanálise, o Pulsional e a Coletividade: A Escuta da História Brasileira Projetada por Bacurau. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(24). https://doi.org/10.69751/arp.v13i24.4339