As incidências do Supereu na Melancolia e suas consequências clínicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i24.5115

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar importantes formulações teóricas acerca da incidência do supereu na melancolia. Freud, em suas considerações, aponta a especificidade do supereu na melancolia, que sofre de modo bastante feroz com a culpa produzida por essa instância. Observando a construção da compreensão clínica da melancolia desde os Antigos Gregos até a Psiquiatria Moderna, pode-se observar a especificidade do tratamento freudiano, que resgata o termo “melancolia” em detrimento de “psicose maníaco-depressiva”, o que permite a ampliação do tratamento e da escuta do sujeito melancólico. A partir disso, observou-se a estruturação melancólica a partir da perda absoluta de um objeto que leva a um empobrecimento do Eu. Isto dá vazão a uma autopunição por parte do sujeito melancólico, que encontra no Supereu cruel sua principal via. Partindo do pressuposto de que a melancolia se localizaria no campo das psicoses, pode-se pensar num supereu mais próximo do Real, uma vez que não há na psicose um significante no Simbólico que balize sua crueldade, o que leva o sujeito a se submeter completamente ao ordenamento do Outro, tomado como voz, sem se localizar como sujeito desejante diante desse Outro. Este ocupa um lugar de surdo ao não direcionar seu desejo ao sujeito, impossibilitando o sujeito mesmo de localizar-se em seu desejo. É subvertendo este lugar diante da transferência, que é possível ao analista sustentar uma escuta e ao sujeito melancólico, uma fala.

Palavras-chave: Melancolia. Supereu. Psicanálise. Voz. Psicose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Pereira Lucena, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Filipe Ramalheiro Venâncio de Souza, Universidade Federal do Ceará

Psicanalista. Doutorando e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

25-10-2024

Como Citar

Lucena, L. P., & Souza, F. R. V. de. (2024). As incidências do Supereu na Melancolia e suas consequências clínicas. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(24). https://doi.org/10.69751/arp.v13i24.5115