Alterações de humor na trama psicopatológica do DSM-V

Autores

  • Elizabeth Fátima Teodoro Universidade Federal de São João del-rei http://orcid.org/0000-0003-0977-7265
  • Alexandre Simões Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Gesianni Amaral Gonçalves Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

luto, medicalização, transtorno bipolar, tensão pré-menstrual.

Resumo

Este texto tem o objetivo de realizar uma análise crítica sobre as alterações concernentes à classe dos Transtornos de humor do DSM-IV para o DSM-V. Na busca de alcançar esse objetivo, realizamos um estudo qualitativo e comparativo utilizando, principalmente, as duas últimas versões do DSM e artigos referentes ao assunto. Nesse sentido, desenvolvemos esta investigação em três partes, as quais evidenciam os pontos nevrálgicos das alterações de humor no DSM-IV e DSM-V, buscando destacar as principais modificações oriundas dessa transição. A primeira delas aborda os transtornos bipolares e sua ascensão no cenário psicopatológico contemporâneo. Em seguida, rastreamos o percurso psicopatológico do luto. Por fim, delineamos as faces da tensão pré-menstrual na história da humanidade. Com este percurso, visamos demarcar algumas variáveis significativas envolvidas na propensão contemporânea em classificar o sofrimento psíquico a partir de uma lógica nitidamente taxonômica e, consequentemente, sujeita à medicalização. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Fátima Teodoro, Universidade Federal de São João del-rei

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário de Formiga Enfermeira graduada pelo Centro Universitário de Formiga (Unifor/MG). Pós-graduada em "Gestão em Saúde Mental"pela Universidade Candido Mendes. Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Minas Gerais-UEMG / Divinópolis. Mestre em Psicologia, na linha de pesquisa “Fundamentos teóricos e filosóficos da Psicologia”,
pela Universidade Federal de São João del-Rei.


Alexandre Simões Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Psicanalista, doutor em Filosofia e Teoria Psicanalítica pela UFMG, docente da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG, nas cadeiras de Psicanálise e Psicopatologia.

Gesianni Amaral Gonçalves, Universidade do Estado de Minas Gerais

Psicanalista, doutora em Psicanálise pela UFMG, docente da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG, na cadeira de Psicanálise.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Teodoro, E. F., Ribeiro, A. S., & Gonçalves, G. A. (2020). Alterações de humor na trama psicopatológica do DSM-V. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(16), 1–20. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2556