Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo, requisitos bibliográficos e segue as normas de submissão descritas em Diretrizes para Autores, na página Submissões.

Diretrizes para Autores

A Rocalha é um periódico anual que veicula publicações de caráter científico nas áreas de história da arte e patrimônio, acolhendo artigos e resenhas. Os manuscritos submetidos para publicação devem ser inéditos e possuir vinculação com a(s) temática(s) das seções e dossiês promovidos, assim como atender às linhas editoriais e contemplar as normas de submissão, que se seguem:

 

NORMAS DE SUBMISSÃO

 

1. da normatização textual para artigos

 

Os textos submetidos para avaliação e publicação devem atender, rigorosamente, aos seguintes critérios normativos de formatação:

 

- Devem ser escritos em português (de acordo com a norma culta padrão), inglês ou espanhol.

- Os artigos devem conter entre 15 e 20 páginas, excluindo-se os resumos e palavras-chave, as notas de fim e as imagens com suas respectivas legendas.

- Fonte: Times New Roman

- Tamanho: 12

- Justificado

- Espaçamento: 1,5

- Título em negrito, fonte Times New Roman 14, em caixa simples (maiúsculas seguidas de minúsculas), texto centralizado

- Subtítulos em negrito, fonte Times New Roman 12, em caixa simples (maiúsculas seguidas de minúsculas), sem numeração, recuados à esquerda

- O artigo deve conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês (para textos em português), inglês e português (para textos em inglês) e espanhol e português (para textos em espanhol).

- O resumo/abstract/ resumen deverá conter entre 150 e 200 palavras

- Os parágrafos devem se iniciar com um recuo de 1cm

- A normatização de citações será regida pela ABNT (NBR 6023: 2018): as citações diretas curtas, de até três linhas, devem vir entre aspas incorporadas ao texto corrido; as citações diretas longas (de mais que três linhas) devem vir recuadas em 4 cm da margem esquerda, em texto justificado, fonte tamanho 10, espaçamento entre linhas 1; todas as citações, diretas e indiretas, devem vir referenciadas em notas de fim enumeradas por algarismos arábicos. Na primeira vez que uma obra for referenciada, os dados bibliográficos devem vir completos (de acordo com as instruções para normatização textual logo abaixo); nas demais, repetir o sobrenome do autor e data da obra, acrescentando o número da página citada. Não empregar as expressões id. e/ou ibid

- Observe-se que, como as referências completas estão nas notas de fim, não há uma secção de ‘referências bibliográficas’

Notas com conteúdo de comentário ou complementação também devem vir em notas de fim enumeradas por algarismos arábicos

- Margens superior e esquerda: 3cm; inferior e direita: 2cm

- As referências bibliográficas devem estar de acordo com a normatização da ABNT (NBR 6023: 2018)

IMAGENS

- Limite de até 20 (vinte) imagens por artigo. As imagens devem ser indicadas no corpo do texto da seguinte forma: [Fig. XX].

- As imagens devem ser enviadas individualmente na própria plataforma, em arquivos de formato jpeg e dimensões iguais ou superiores a 300 dpi. Caso tenha alguma dúvida de como fazer o envio das imagens na plataforma, clique AQUI para ler as instruções de envio.

- As legendas devem ser inseridas no final do texto de acordo com o seguinte modelo: identificação numérica da imagem em negrito entre colchetes - autor da obra (se houver - nome da obra em itálico - datação (conhecida ou aproximada) - local de produção (quando conhecido e a informação for relevante) - técnicas e suporte - dimensões (em cm) - localização (coleção e cidade) - créditos da fotografia.

- O autor é o único responsável pelo conteúdo de seu manuscrito e pela devida averiguação dos direitos autorais e/ou obtenção das licenças para publicação das imagens enviadas

 

Instruções de normatização textual e exemplos: 

 

Não serão publicadas referências bibliográficas/bibliografia no final do artigoTodas as referências, de citações diretas ou indiretas, bem como quaisquer comentários, devem ser apresentados exclusivamente em notas de fim. Estas devem ser indicadas, no corpo do texto, por algarismos arábicos, em ordem crescente, colocados antes da pontuação.

Exemplo:

Quando uma obra for referenciada pela primeira vez, a referência em nota de fim deve vir completa, em conformidade com a normatização ABNT (NBR 6023: 2018). Da segunda citação da mesma obra e autor em diante, deve-se indicar apenas o SOBRENOME DO AUTOR (em caixa alta) seguido da expressão op.cit. (em itálico) e do(s) número(s) da(s) página(s) referida(s). Se autor, obra e número de página voltarem a ser citados, uma terceira, quarta vez etc., repetir as informações SOBRENOME DO AUTOR (em caixa alta) seguido da expressão op.cit. (em itálico) e do(s) número(s) da(s) página(s). Em notas sequenciais que repitam autor e obra, não empregar os termos ‘idem’, ‘ibidem’/ ‘id’., ‘ibid’; apenas repetir as informações. Se o mesmo autor vier referenciado em obra diferente, os dados completos da obra devem ser indicados.

Exemplo:

As citações diretas curtas, de até três linhas, devem vir entre aspas duplas, incorporadas ao texto corrido. As citações diretas longas (de mais que três linhas) devem vir em bloco de texto justificado, recuado em 4 cm da margem esquerda, sem colocação entre aspas duplas, em fonte Times New Roman 10 e espaçamento entre linhas 1.

Grafar em itálico apenas os títulos de obras (literárias, científicas, de arte etc.) mencionadas no corpo do texto e palavras estrangeiras.

Sobre as imagens:

Exemplo de legenda para arquivos fotográficos:

As imagens também devem ser enviadas, separadamente, em arquivos jpeg e dimensões não inferiores a 300 dpi. Cada imagem deve ser nomeada de acordo com a sequência numérica da apresentação no corpo do texto (Fig. 1; Fig. 2...).

O autor é responsável pela devida averiguação dos direitos autorais das imagens enviadas e pela observação das licenças para reprodução de imagens provenientes de sítios da web e das obras de acervos digitais de coleções públicas.

 

2. da normatização textual para resenhas

 

- As resenhas destinam-se à avaliação crítica de publicações recentes (de 2018 em diante) nas áreas de história da arte e patrimônio e que tenham registro no sistema ISBN (livros)

- As resenhas devem conter de cinco a sete páginas

- O título da resenha deve ser diferente do título da obra resenhada, vindo em negrito, tamanho 14, fonte Times New Roman, em caixa simples (maiúsculas seguidas de minúsculas), texto centralizado

- A seguir devem vir as palavras-chave (mínimo de três, máximo de cinco) em negrito e separadas por ponto e vírgula

- A resenha deve conter, na primeira página, uma imagem da capa da obra resenhada (livro), tendo ao lado a ficha técnica da mesma. A ficha técnica deve vir no modelo que segue:

(nome do autor – título da obra – cidade – editora – ano de publicação – número de páginas integral da obra – ISBN)

- As referências utilizadas devem vir como notas de fim

- O texto da resenha deve vir, obrigatoriamente, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado, sem recuo de início de parágrafo e com margens superior e esquerda: 3cm; inferior e direita: 2cm. A normatização para as citações deve estar de acordo com o disposto pela ABNT (NBR 6023: 2018).

 

 

IMPORTANTE!

 

Todos os arquivos devem ser submetidos SOMENTE em formato WORD (DOC.S) 

Todos os artigos e resenhas submetidos serão avaliados por múltiplas equipes. A primeira avaliação diz respeito à normatização textual, onde se verificará se foram acatadas devidamente as normas  de submissão. Caso o texto não atenda aos itens da sistematização exigida, o mesmo será recusado. Uma vez que o texto remetido esteja em conformidade com as normas de submissão, será encaminhado para a segunda avaliação, desta vez em âmbito científico, de acordo com os princípios do sistema de avaliação duplo-cego. As orientações para o anonimato dos autores podem ser visualizadas aqui (clique aqui). É imprescindível que o autor realize o passo a passo indicado nas orientações. 

De acordo com o resultado da segunda avaliação, o texto poderá ser aprovado imediatamente ou reenviado ao autor para as alterações  sugeridas.

Não serão recebidos artigos e resenhas enviados por outros meios e endereços eletrônicos que não o disponibilizado acima nem aqueles enviados fora do prazo de submissão.

A Rocalha aceita submissões apenas de pesquisadores com as seguintes titulações: mestrandos ou mestres, doutorandos ou doutores

Para enviar seu texto, é necessário criar uma conta na plataforma. Caso tenha alguma dúvida de como criar sua conta, como enviar seu texto, como enviar as imagens e como incluir coautores, clique AQUI para acessar o manual.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.