Estatuto

1. DA FINALIDADE E ESCOPO

Art. 1º– A Revista Rocalha é um periódico científico eletrônico do Centro de Estudos e Pesquisa em História da Arte e Patrimônio da Universidade Federal de São João del-Rei (CEPHAP), criada em novembro de 2019.

Art. 2º – A Revista Rocalha tem por escopo a apresentação, promoção e divulgação da produção científica relativa às áreas de história da arte e patrimônio, visando à pluralidade de abordagens e de metodologias.

Art. 3º– A Revista Rocalha é regida pelo presente estatuto.

 

2. DA ESTRUTURA EDITORIAL

Art. 4º– A estrutura editorial da Revista Rocalha é composta pelas seguintes instâncias:

Corpo Editorial: composto pela soma do Comitê Editorial com o Comitê Científico.

Comitê Editorial: composto por editor, coeditor(es) e secretaria executiva.

Comitê Científico: constituído por docentes e profissionais reconhecidos por atuação nas áreas de interesse da revista, internos e externos à UFSJ, atuantes em conceituadas instituições de ensino e/ou pesquisa no Brasil e no exterior.

Coordenação de dossiê temático: pesquisador especialista no tema, convidado pelo editor ou membro do corpo editorial.

Parágrafo único - As especificações das atribuições da organização editorial-administrativa da Revista Rocalha serão definidas em seu Regimento Interno.

 

3. DA ESTRATÉGIA EDITORIAL

Art. 5º– A Revista Rocalha publica apenas estudos inéditos em formato de artigos e resenhas distribuídos em duas seções temáticas permanentes:

História da arte
Patrimônio

Art. 6º – A Revista Rocalha prevê, em adição, a publicação de dossiês temáticos a partir de propostas do Corpo Editorial ou externas.

Art. 7º– As publicações da Revista Rocalha são de acesso público e gratuito, disponibilizadas on-line em formato PDF.

Art. 8º– O público-alvo da Revista Rocalha é composto por acadêmicos, pesquisadores e profissionais envolvidos com os temas das duas seções temáticas permanentes ou atuantes nas áreas abrangidas por elas.

Art. 9º– A Revista Rocalha preza a integridade e a ética na produção científica, seguindo os preceitos e as boas práticas editoriais estabelecidas pelo COPE – publicationethics.org e pelo Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica – Scielo (2018).

 

4. DA GESTÃO EDITORIAL

Art. 10º – A Gestão da Revista Rocalha segue as seguintes diretrizes:

São aceitos artigos inéditos em português, inglês e espanhol, os quais serão publicados no idioma original.

O número máximo de autores para um único manuscrito é de 3 (três), devendo todos ser, pelo menos, mestrandos.

Os manuscritos submetidos não devem estar sendo avaliados por outros periódicos.

A periodicidade de publicação é anual (dezembro) e deverá passar à semestral (julho e dezembro) a partir de 2024.

Cada número deve apresentar o mínimo de dez artigos e, na passagem à edição semestral, o volume anual, composto pelas duas edições, deve totalizar, no mínimo, 20 (vinte) artigos.

Cada dossiê temático, quando houver, deve apresentar o mínimo de 5 (cinco) artigos.

O processo de avaliação dos manuscritos é realizado na modalidade duplo-cego, preservando o anonimato de autores e pareceristas, garantindo assim a imparcialidade. Somente a identidade dos autores será revelada após a publicação do número da revista. Observar as orientações para o anonimato dos textose normativas para autorreferencia

Art. 11º – Cada Edição da Revista Rocalha contará com a seguinte estrutura mínima:

Editorial definido pelo Comitê Editorial.

Duas seções temáticas permanentes – (1) História da arte e (2) Patrimônio, com artigos submetidos mediante chamada específica anual e, a partir de 2024, semestral.

 

5. DO PROCESSO EDITORIAL

Art. 12º – A avaliação dos artigos segue os seguintes procedimentos:

Os manuscritos são recebidos pela Secretaria Executiva e encaminhados ao editor e coeditor(es) para uma avaliação inicial.

Os manuscritos são avaliados preliminarmente (desk review) com base em critérios de adequação ao escopo da Revista Rocalha e às diretrizes e normativas editoriais. São avaliados ainda: originalidade da proposta, inteligibilidade, metodologia, rigor científico e ética.

Artigos que fujam ao escopo da revista ou que não atendam formalmente às normas de submissão, serão rejeitados e seu(s) autor(es) informado(s).

Os manuscritos aprovados na triagem inicial serão então encaminhados a, no mínimo, 2 (dois) pareceristas indicados pelo Corpo Editorial. Nessa etapa, antes do envio aos pareceristas, alguns manuscritos podem ser submetidos a uma primeira revisão ortográfica/gramatical que deve ser aprovada pelo(s) autor(es) em, no máximo, 72h após o envio.

Os pareceristas têm um prazo de 30 (trinta) dias para a redação de um parecer substanciado, guiado por formulário elaborado pelo Comitê Editorial, recomendando ou recusando a publicação ou, ainda, condicionando a publicação ao atendimento parcial ou integral das reformulações indicadas.

Caso este prazo não seja cumprido, a avaliação do manuscrito deverá ser encaminhada a outro parecerista.

Nos casos de indicação de publicação com reformulações, as mesmas serão encaminhadas ao(s) autor(es), devem ser empreendidas e o manuscrito reformulado devolvido no prazo máximo de 7 (sete) dias.

Reformulações também podem ser requisitadas pelo editor e coeditor(es).

O Comitê Editorial toma a decisão final sobre a publicação com base na análise dos pareceristas e na análise da devolutiva das reformulações.

Em caso de pareceres claramente contraditórios, o Comitê Editorial deve recorrer a um parecerista adicional para nova avaliação, podendo também decidir em deliberação colegiada.

Os autores são informados do resultado.

Os manuscritos passam por revisão final, que deve ser aprovada pelo(s) autor(es) dentro de 72h após o envio.

Em caso de detecção de plágio em qualquer etapa do processo editorial, o artigo será recusado e o(s) autor(es) informados da ocorrência.

Autores que tiveram artigos publicados na Revista Rocalha não poderão fazer nova submissão à edição subsequente.

Todos os arquivos devem ser enviados em formato word (doc.s) e endereçados para o e-mail: rocalha.cephap@gmail.com

Não serão recebidos artigos e resenhas enviados por outros meios e endereços eletrônicos que não o disponibilizado acima nem aqueles enviados fora do prazo de submissão.

Art.13º – A Revista Rocalha se reserva o direito de publicar artigos de membros do Corpo Editorial no limite máximo de 15% do volume final da edição.

Art. 14º – A Revista Rocalha adota a licença Creative Commons – CC BY, que permite acessar, baixar, copiar, imprimir, compar­tilhar, reutilizar e distribuir os artigos sempre que os devidos créditos de autoria sejam atri­buídos. Em tal caso, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

Art. 15º– A relação nominal dos membros do Corpo Editorial deverá constar no site da revista, na Internet.

Art. 16º – Casos omissos neste Estatuto serão resolvidos pelo Comitê Editorial da Revista Rocalha.

Art. 17º Este Estatuto poderá ser reformado, no seu todo ou em parte, pelo Comitê Editorial.

 

Para visualizar/baixar o documento em PDF, clique aqui.