A devoção à Nossa Senhora da Piedade no Recôncavo da Guanabara

as imagens de Nossa Senhora do Monte da Piedade de Magepe, de Nossa Senhora da Piedade de Anhum-mirim e de Nossa Senhora da Piedade do Orago de Iguassú (Rio de Janeiro, séculos XVII a XVIII)

Autores

Resumo

Resumo: A colonização portuguesa do recôncavo da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, começou em 1565, com a expulsão dos franceses, a concessão das primeiras sesmarias e a construção de engenhos e capelas. Tendo por tema a imaginária devocional mariana, nosso estudo tem por objeto as imagens de terracota de Nossa Senhora da Piedade, padroeira das freguesias rurais de Magé, Inhomirim e Iguassú velho, na Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O recorte compreende da passagem do século XVII ao século XVIII, do início das devoções populares até a oficialização do culto, com a criação das paróquias. A hipótese é a de que as imagens originárias dessas freguesias nos auxiliariam na compreensão da atuação dos santeiros populares na Capitania do Rio de Janeiro. Metodologicamente, a imaginária foi analisada em seus aspectos histórico, estilístico e iconográfico, bem como quanto ao material, técnicas e destinação. Os resultados apontam para um padrão na concepção das esculturas religiosas analisadas, que ajudam a identificar uma arte sacra fluminense.

 

 

Palavras-chave: Imaginária devocional. Recôncavo da Guanabara. Nossa Senhora da Piedade.

 

 

Abstract: The Portuguese colonization of the Guanabara Bay, in Rio de Janeiro, began in 1565, with the expulsion of the French, the granting of the first sesmarias and the construction of mills and chapels. Having as its theme the Marian devotional imagery, our study has as its object the terracotta images of Nossa Senhora da Piedade, patron saint of the rural parishes of Magé, Inhomirim and old Iguassú, in São Sebastião do Rio de Janeiro. The timeframe chosen for this study comprises the passage from the 17th to the 18th century, from the beginning of popular devotions to the officialization of the cult, with the creation of parishes. The hypothesis is that the images from these parishes would help us to understand the work of popular saint-makers in the Captaincy of Rio de Janeiro. Methodologically, the devotional imagery was analyzed in its historical, stylistic and iconographic aspects, as well as in terms of material, techniques and destination. The results point to the existence of a pattern in the conception of the analyzed religious sculptures, which helps to characterize colonial sacred art in Rio de Janeiro.

 

 

Keywords: Devotional imagery. Recôncavo da Guanabara. Our Lady of Piety.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Seixas, A. (2022). A devoção à Nossa Senhora da Piedade no Recôncavo da Guanabara: as imagens de Nossa Senhora do Monte da Piedade de Magepe, de Nossa Senhora da Piedade de Anhum-mirim e de Nossa Senhora da Piedade do Orago de Iguassú (Rio de Janeiro, séculos XVII a XVIII). Rocalha - Revista eletrônica Do CEPHAP - UFSJ, 3(3), 72–94. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/rocalha/article/view/4964