EROSÃO E INFILTRAÇÃO DE SOLOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE EXPERIMENTAÇÃO

Autores

Resumo

Vive-se cotidianamente com diferentes dinâmicas socioambientais. Estas – como exemplo a dinâmica do solo – acabam modificando as relações da sociedade com a natureza. Entretanto, não são percebidas como algo presente e influenciador de dinâmicas físico-sociais, bem como os usos dados a elas tanto adequadas como inadequadas. O seu estudo torna-se pertinente devido aos problemas encontrados no espaço geográfico dos estudantes da escola básica. Desta maneira, o objetivo deste texto é analisar a erosão e infiltração hídrica no solo através da atividade didática nas aulas de geografia, a fim de mostrar a importância da utilização da experimentação em uma turma de 6º ano do ensino fundamental do CIEP 439 - Luiz Gonzaga Junior no bairro Luiz Caçador do município de São Gonçalo/RJ. A metodologia utilizada consiste em experimentos que tornam visíveis os processos que ocorrem no cotidiano dos alunos. Através desta, a pesquisa visa proporcionar à turma a compreensão didática dos processos de erosão e infiltração hídrica. Assim, o estudo retratará a viável relação pedagógica entre a prática e teoria. O resultado mostrará que a experimentação proporciona o aumento da capacidade de seus aprendizados, uma vez que a observação direta dos conteúdos pode articular os conteúdos e conceitos referentes aos solos em atividades escolares. Assim, esta abordagem possibilitará uma aprendizagem significativa importante para a construção da consciência ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Julia Lima Rozado

Licencianda do Curso de Graduação em Geografia – UERJ/FFP

Ana Claudia Ramos Sacramento

Doutora em Geografia Física, Professora Associada do Departamento de Geografia – UERF/FFP

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Rozado, A. J. L., & Sacramento, A. C. R. (2023). EROSÃO E INFILTRAÇÃO DE SOLOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE EXPERIMENTAÇÃO. Revista Territorium Terram, 6(9), 261–274. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5261