EROSÃO E INFILTRAÇÃO DE SOLOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE EXPERIMENTAÇÃO
Resumo
Vive-se cotidianamente com diferentes dinâmicas socioambientais. Estas – como exemplo a dinâmica do solo – acabam modificando as relações da sociedade com a natureza. Entretanto, não são percebidas como algo presente e influenciador de dinâmicas físico-sociais, bem como os usos dados a elas tanto adequadas como inadequadas. O seu estudo torna-se pertinente devido aos problemas encontrados no espaço geográfico dos estudantes da escola básica. Desta maneira, o objetivo deste texto é analisar a erosão e infiltração hídrica no solo através da atividade didática nas aulas de geografia, a fim de mostrar a importância da utilização da experimentação em uma turma de 6º ano do ensino fundamental do CIEP 439 - Luiz Gonzaga Junior no bairro Luiz Caçador do município de São Gonçalo/RJ. A metodologia utilizada consiste em experimentos que tornam visíveis os processos que ocorrem no cotidiano dos alunos. Através desta, a pesquisa visa proporcionar à turma a compreensão didática dos processos de erosão e infiltração hídrica. Assim, o estudo retratará a viável relação pedagógica entre a prática e teoria. O resultado mostrará que a experimentação proporciona o aumento da capacidade de seus aprendizados, uma vez que a observação direta dos conteúdos pode articular os conteúdos e conceitos referentes aos solos em atividades escolares. Assim, esta abordagem possibilitará uma aprendizagem significativa importante para a construção da consciência ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.