PERCEPÇÕES SOBRE AS MUDANÇAS HISTÓRICAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PARA COMPREENSÃO, PERTENCIMENTO E TRANSFORMAÇÃO NO TERRITÓRIO DE MATA ATLÂNTICA
Resumo
A Mata Atlântica foi palco do início da colonização europeia no Brasil e sofreu significativos impactos ao longo do tempo, que foram mitigados pela criação de áreas protegidas, particularmente as Unidades de Conservação (UC). Entretanto, as relações socioambientais conflituosas imanentes da sua criação, como a implantação efetiva das leis ambientais brasileiras, representam um desafio a ser superado, uma vez que diferentes grupos e indivíduos têm visões paradigmáticas distintas em relação à natureza e à sociedade, bem como qualificações e oportunidades assimétricas para a gestão participativa nos territórios. O Estado do Rio de Janeiro criou o Programa Estadual de Educação Ambiental, incentivando a participação da comunidade escolar na identificação de problemas socioambientais e na busca de soluções. A história e a geografia desempenham um papel crucial na interpretação dos territórios e nas relações sociais que neles se estabelecem e a união conceitual da história ambiental oferece uma abordagem valiosa para compreender como, os indivíduos e o espaço se transformaram ao longo do tempo. A integração de saberes históricos, geográficos e ecológicos enriquece a compreensão da complexa realidade socioambiental e capacita as pessoas a participarem de maneira qualificada nas tomadas de decisão. No entanto, desafios permanecem na busca pelo equilíbrio entre o direito a um meio ambiente saudável, no uso compartilhado do território, no controle sobre os recursos naturais, bem como na demanda pela gestão ambiental efetiva das populações locais. A Educação Ambiental Crítica (EAC) pode estimular a tomada de consciência e a transformação da realidade pela construção coletiva e dialética. O processo de institucionalização da UC, precarizado pela sua efetiva compreensão pode ser amplificado na escola por ações de EAC, oferecendo suporte e oportunidade a educadores, comunidade escolar e comunidade externa a construírem novas percepções socioambientais inclusivas e transformadoras.
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