IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA A EDUCAÇÃO E PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
UM INSTRUMENTO À DISPOSIÇÃO DE PROFESSORES PARA ESTIMULAR O PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE CIÊNCIA
Resumo
A divulgação científica tem o propósito de levar a Ciência ao público leigo, a partir da publicação do conhecimento científico, para torná-lo acessível, considerando o aprendizado compartilhado; não, apenas, o comunicado. Essa afirmação parece simples e óbvia, mas, para se chegar ao entendimento de que o conhecimento científico deve ser codificado e dividido — não somente o informado de maneiras vertical e linear —, é preciso atentar aos modelos teóricos complexos sobre a comunicação pública no ambiente de divulgação científica, bem como aos conceitos, às definições e às terminologias adotadas, que darão direcionamento à praxis da comunicação pública do conhecimento científico em seus mais diversos espaços de atuação. Nesse sentido, a divulgação científica possui caráter complementar no ensino, surgindo para preencher lacunas da educação moderna e para ajudar o público a adotar atitudes críticas, em relação à ciência. O objetivo deste artigo é o de destacar a importância da relação entre divulgação científica, Educação, ensino e ensino de Geografia, enquanto instrumento disponível a professores, a pesquisadores e a divulgadores científicos profissionais, para estimular o pensamento crítico sobre ciências, sobretudo a geográfica. Primeiramente, o tratamento metodológico se deu pela delimitação do objeto de estudo, seguido do levantamento qualitativo de revisão bibliográfica, que deu suporte à abordagem robusta do referencial teórico, relacionado aos modelos de divulgação científica, em especial os seguidos no Brasil, e à relação destes com a Educação e com o ensino de Geografia. O referencial bibliográfico selecionado para a análise resultou na discussão de quatro abordagens centrais e significativas para os entendimentos sobre Ciência, sobre comunicação e sobre divulgação científica, em seus aspectos mais abrangentes e associados à Educação, ao ensino e ao ensino de Geografia.
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