O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS

UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os procedimentos teórico-metodológicos e os resultados obtidos através do desenvolvimento da oficina intitulada “O ensino de bacias hidrográficas na Geografia Escolar: reflexões sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo”, ministrada, no ano de 2019, para alunos dos cursos de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG).  O objetivo da oficina é o de colaborar com a formação inicial e continuada dos professores de Geografia, no que se refere à formação de conceitos docentes e geográficos, a fim de trabalhar com o conteúdo de Bacia Hidrográfica na Geografia Escolar. Desta forma, utilizou-se de uma metodologia, baseada em Couto (2010), para desenvolver uma oficina voltada à formação de conceitos no processo de ensino e aprendizagem, através da mobilização de conhecimentos pedagógicos do conteúdo, segundo Shulman (2005). Para o desenvolvimento da oficina utilizou-se de materiais, recursos, metodologias, métodos e linguagens adequadas ao objetivo proposto para potencializar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Como resultado, temos que a metodologia escolhida se mostrou eficaz no processo de elaboração, assimilação e reorganização do pensamento dos participantes. O uso de vários recursos (folhas, lápis, quadro etc.) e linguagens (desenho, vídeo, textos) potencializaram a construção de conceitos que, por sua vez, foram mobilizados por meio do método de dupla estimulação. O esclarecimento e explicação dessas diferentes nomenclaturas fez com que os participantes percebessem que elas são comumente utilizadas de forma equivocada, e, por isso, é imprescindível saber diferenciá-las. Além disso, ao trabalhar com materiais que valorizam o cotidiano dos alunos, os futuros docentes puderam refletir não só sobre os conceitos trabalhados, mas também sobre a importância da compreensão do papel deles na vida de seus alunos.

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Biografia do Autor

Domitila Theil Radtke

Profa Dra. na Secretária de Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS)

Camylla Silva Otto

Pós-graduanda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

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Publicado

2023-11-23

Como Citar

Radtke, D. T., & Otto, C. S. (2023). O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS: UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Territorium Terram, 6(9), 367–376. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5283