GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS

UMA ANÁLISE DE SITES DE INFORMAÇÃO

Autores

Resumo

Considera-se que a Educação em Risco e o grande aumento das tecnologias e seu uso, surgiu uma indagação relacionada à forma como os sites de pesquisa escolar divulgaram o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, situada no município de Brumadinho (MG)  que era de responsabilidade da Empresa Vale S/A, ocorrido no dia 25 de janeiro de 2019. Nesse sentido, o trabalho aborda a Educação em Risco e sua interseção com as novas tecnologias. A pesquisa foi baseada em referências bibliográficas e análises de sites que são utilizados para pesquisas escolares. Posteriormente foi realizado uma discussão teórica sobre a nomenclatura relativa ao tema, em que foi possível observar que estes podem trazer informações falhas e que muitas vezes não atendem às demandas dos educandos. Destaca-se também a importância do(a) professor(a), que promove a mediação entre a informação disponibilizada e os educandos, está se faz necessária pois na maioria das vezes as informações disponibilizadas pelos sites são densas, no qual este as transforma para uma linguagem de melhor assimilação. Baseando na análise, foi debatido a questão de como cada site expôs este evento, pois a veracidade das informações impacta diretamente no entendimento das relações da sociedade e natureza, no processo de ensino e aprendizagem em Geografia e no desenvolvimento do pensamento crítico no espaço escolar. Assim, foi possível identificar como alguns sites divulgam as informações de acordo com os seus interesses sociais e econômicos e foi possível identificar o papel das grandes mídias em expor para a sociedade as informações que lhes são convenientes, e desenvolver o papel do professor para que possa converter tais informações e contribuir para uma formação que valorize a compreensão do espaço e dos processos que influenciam sua constante construção e reconstrução, além também de observar a dificuldade de se encontrar as informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Henrique de Oliveira

Universidade Federal de Viçosa

Janete Regina de Oliveira

Universidade Federal de Viçosa

Juniele Martins Silva

Unipampa/UAB

Thayná Laura Aparecida Henrique

Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Oliveira, M. H. de, Oliveira, J. R. de, Silva, J. M., & Henrique, T. L. A. (2023). GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS: UMA ANÁLISE DE SITES DE INFORMAÇÃO. Revista Territorium Terram, 6(9), 275–288. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5293