O sujeito e a musicalidade da fala

Authors

  • Daniela Scheinkman Chatelard
  • Letícia Maria Soares Ferreira Universidade de Brasília

Keywords:

musicalidade da fala, voz, psicanálise, clínica

Abstract

RESUMO

 

Procura-se abordar neste trabalho as questões relativas à musicalidade da fala. O sujeito se faz diante do limite imposto pelo interdito simbólico, mas,  no canto de sua fala, se coloca para além dos significados das palavras. A prosódia da fala, com sua musicalidade e entonação, destaca um valor não linguístico e transmite o desejo, deixa de fora a dimensão de sentido e transparece o que com palavras não pode ser dito. A musicalidade seria aquilo que escapa à censura e torna suportável a dívida simbólica. Aposta-se que a possibilidade do retorno ao sem sentido, à voz perdida no encontro com o simbólico, por meio da condição musical da fala, sobretudo no processo analítico, pode revelar algo sobre o funcionamento do sujeito. Enquanto cantarola em sua fala, ele se faz ouvir na sua posição subjetiva por esses vestígios musicados.

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Author Biography

Letícia Maria Soares Ferreira, Universidade de Brasília

Intituto de Psicologia clínica e cultura, Psicanálise e Subjetivação

Published

2021-05-29

How to Cite

Scheinkman Chatelard, D., & Soares Ferreira, L. M. (2021). O sujeito e a musicalidade da fala. Analytica: Revista De Psicanálise, 8(14). Retrieved from http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3009

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